Buscar
  • Equalitas UFMG Jr.

O que é o Movimento de Empresa Júnior?

Atualizado: 13 de abr. de 2021

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a Equalitas e a nossa presença no MEJ!

A sigla MEJ é utilizada para o título do Movimento Empresa Júnior, que tem como missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Mas até se tornar um movimento de fato, há uma historinha a ser contada.


A primeira empresa júnior (EJ) surgiu na França em 1967, com alunos do curso de administração da ESSEC (L’école Supérieure de Sciences Économiques et Comerciales) que sentiram a necessidade de complementar seus conhecimentos teóricos por meio da aplicação prática. No Brasil, a ação pioneira ocorreu em 1987 na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, também por alunos do curso de Administração.

A partir daí, novas EJs foram criadas, bem como as federações, que são as representações estaduais — no nosso caso, é a Federação de Empresas Juniores do Estado Minas Gerais, a FEJEMG. Em 2003 nasce a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior.


De lá pra cá o Movimento só cresce! Há diversas empresas juniores mundo afora, mas trazendo a brasa para a nossa sardinha: só em 2020, o MEJ brasileiro atingiu o número de 1.333 empresas juniores, presentes em 254 instituições de ensino superior, além de ter tido um faturamento de 49.4 milhões de reais.


A Equalitas UFMG Consultoria Jr. passou a fazer parte “oficialmente” do MEJ em maio de 2020 com a filiação ao Núcleo Central e, consequente federação à FEJEMG e à Brasil Jr. Desde então tivemos a oportunidade de participar de diversos eventos e conversas que contribuíram de maneira bastante enriquecedora para o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a nossa equipe.


E aí, ficou ainda mais interessado(a) no assunto? Vamos deixar uma dica de leitura rápida porém super interessante, produzida pela Meios (EJ de Ciências Sociais da UFMG), que está já a 15 anos no mercado júnior. É só clicar no link a seguir: https://meiosjr.com/por-que-fazer-parte-do-mej-e-afinal-o-que-e-o-mej/

 

Artigo escrito por: Augusto Fortunato

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/augustolfortunato




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo